Carlos Eduardo Carvalho Rossato
27 de Setembro de 2015
IDADE: 28 anos.
FORMAÇÃO: Graduação em Analise de Sistemas - TI; Direito: Cursando.
QUANTOS CONCURSOS JÁ REALIZOU: Mais de 17 concursos realizados.
CARGO QUE OCUPA: Agente de Transito Municipal.
OBJETIVO FINAL NA CARREIRA PÚBLICA: Magistratura.
Por que resolveu fazer concursos?
Por conta da estabilidade e clareza nas garantias de direitos.
Fale um pouco de sua trajetória nos concursos públicos:
Por influencia de parentes concursados vi a oportunidade e aos 18 anos prestei cegamente um concurso e por incrível que pareça fui aprovado e convocado, mas não assumi por ser cidade distante. Continuei com pouca fé, mas insisti e participei de um cursinho para ter dicas e noções, mas a verdade é que lá só mostra que devemos estudar muito mesmo e buscar ter disciplina em casa também.
Nos últimos 3 anos meu desempenho melhorou em concursos quando adquiri a disciplina de estudar no mínimo 3h por dia de segunda a sexta. Colecionando aprovações e classificações, a aprovação muitas das quais não classificou foi por conter conteúdo bem especifico como concurso voltada a Saúde entre outros que contem biologia, no entanto aos mais burocráticos tenho obtido êxito por dedicar-me mais a estes e fazer outros apenas para treinar.
O motivo de fazer vários concursos era me especializar na banca, para dominar conhecimentos que são comuns em todos os concursos da mesma, mas sempre focando o objetivo do cargo pretendido.
Por conta da persistência, mesmo trabalhando e cursando faculdade fui no mesmo ano aprovado e classificado em 3 concursos públicos, 2 estaduais e um municipal.
Qual a sua metodologia de estudo?
Estudo em casa, através de apostilas impressas, PDFs e vídeo aulas e áudios.
Treinar simulados toda semana, preferencialmente provas anteriores e buscar focar o conteúdo dos editais, para poupar tempo.
No pré edital, estudo se intensifica, no almoço, janta, caminho para casa ou trabalho, feriados e finais de semana.
Algumas dicas e conselhos que você acha interessante para quem está se preparando para um concurso público:
Para quem nunca prestou concurso, vá e pague um concurso e faça para ver como é estar lá.
Pesquise quais tipos de concursos se encaixam no seu perfil: Operacionais, Rotina Administrativa, Concursos Jurídicos, Concursos Fiscais e tributários, Militares ou Policiais.
Após traçar seu objetivo almejado, verificar os editais anteriores e quais os conteúdos abrangidos, para então começar a se preparar, através de cursinho ou estudando em casa.
Para quem ira começar a estudar e esta a muito tempo sem pegar em livros, comece com livros voltados a normas do cargo e leis com livros resumidos, procure ver vídeo aulas para começar a desenvolver o raciocínio necessário, estudar lógica é importantíssimo para resolver tanto as questões de matemática como gramaticais.
Evite pessoas negativas que iram te desestimular, espalhando boatos e terror sobre concursos é tudo desculpas da própria pessoa para não fazer e para que você também não faça e fique como ela.
Estude 30min de inicio por um tempo, até seu próprio cérebro começar a querer mais e mais, sempre aumentando gradualmente, procure preferencialmente alcançar uma rotina de 3h diárias. Concursos de nível superior já exigem um estudo com mais qualidade e um tempo um pouco maior.
Nunca é tarde para começar.