Júlio Cezar Figueiredo Machado
14 de Abril de 2015
IDADE: 29 anos.
FORMAÇÃO: Bacharel em Direito (UNIPÊ).
QUANTOS CONCURSOS JÁ REALIZOU: aproximadamente 10.
CARGO QUE OCUPA: Delegado de Polícia Federal.
OBJETIVO FINAL NA CARREIRA PÚBLICA: o cargo atualmente ocupado.
Por que resolveu fazer concursos?
Principalmente em virtude da estabilidade que o serviço público oferece, porém, a falta de oportunidades atraentes no setor privado para a minha formação também influenciou na escolha pelos concursos públicos.
Fale um pouco de sua trajetória nos concursos públicos:
No ano de 2004, salvo engano, prestei um concurso para INFRAERO, no entanto, nada compromissado, tendo sido apenas por influência dos pais.
Quando ainda cursava o Direito, aproximadamente no 7º período, resolvi me dedicar a concurso público, prestando, logo em seguida, o certame para agente da Polícia Civil da Paraíba, tendo sido aprovado.
Também me inscrevi no concurso da PC/RN, prestando a prova para o cargo de delegado, não obtendo êxito. Logo em seguida vieram os concursos da PRF e PF (cargo de agente).
Em 2010 foi a vez de prestar o concurso para o MPU. Aprovado em tal certame, exerci a função de Analista entre 19/11/2010 e 19/08/2014.
Em 2012 fora publicado o Edital do tão sonhado concurso para Delegado de Polícia Federal, porém, o certame ficou suspenso por aproximadamente 1 ano, tempo em que prestei concursos para cargos da área jurídica, como MP/PB, MP/AL e Magistratura de PE.
Retomado o concurso da Polícia Federal, logrei êxito na aprovação do concurso de Delegado, cargo que exerço desde 19/08/2014.
Qual a sua metodologia de estudo?
Assim que sai da faculdade, por me dedicar exclusivamente no estudo para concursos, conseguia assistir algumas aulas de cursinho e complementar através de doutrina.
Considerando já possuir uma base acerca das principais matérias cobradas nos concursos da área jurídica, passei a aprofundar um pouco mais na doutrina (sempre produzindo meu próprio resumo), ler a "lei seca", estudar informativos e, por fim, resolver questões dos assuntos estudados.
Algumas dicas e conselhos que você acha interessante para quem está se preparando para um concurso público:
Acredito que para a aprovação em concurso público não há segredo. O que se necessita é dedicação, foco e fé.
Trate o estudo para concurso como se fosse seu trabalho diário, uma obrigação, estabeleça rotinas de estudo, dedique-se ao máximo para a aprovação.
Nunca desista, não interrompa o ritmo de estudo, estude sempre. Não esqueça do seu lazer, ele é fundamental para conseguir suportar todo o encargo dos estudos. Pratique exercícios físicos diariamente.
Por fim, saber aquilo que quer, ter foco no concurso que almeja, é uma importante arma para a vitória.